Friday, February 01, 2008

SUMARÍSSIMOS E JORNALEIROS


Sem mais comentários, aqui deixo esta notícia. Como dizia alguém, é por causa de coisas como estas que as vitórias custam mais a uns do que a outros.
Liedson e Bruno Alves sem sumaríssimo
A Comissão Disciplinar da Liga, sem nunca mencionar os nomes dos jogadores, explica o porquê de não instaurar processos sumaríssimos a Liedson e Bruno Alves, por causa dos lances ocorridos no clássico entre o Sporting e o FC Porto.
Numa nota emitida no site oficial da Liga, o órgão presidido por Ricardo Costa sublinha que este tipo de processos só pode ser utilizado em circunstâncias «muito apertadas e excepcionais» e sempre para «punir comportamentos que a equipa de arbitragem não viu e não avaliou».
Ora, a entrada de Bruno Alves sobre Moutinho foi punida com cartão amarelo. O lance de Liedson sobre Helton levantava dúvidas, já que não foi assinalada falta, mas o comunicado dá a entender que o árbitro Carlos Xistra terá visto o lance. «Se viu, mesmo que nada tenha marcado, o Regulamento Disciplinar não permite instaurar processo sumaríssimo.» Assim, até ao momento, só Katsouranis foi alvo de sumaríssimo.”
In “A Bola Online” - 1 de Fevereiro de 2007
Eu disse que não fazia comentários, mas:...em circunstâncias «muito apertadas e excepcionais» e sempre para «punir comportamentos que a equipa de arbitragem não viu e não avaliou».
Mais à frente: “Ora, a entrada de Bruno Alves sobre Moutinho foi punida com cartão amarelo. O lance de Liedson sobre Helton levantava dúvidas, já que não foi assinalada falta, mas o comunicado dá a entender que o árbitro Carlos Xistra terá visto o lance. «Se viu, mesmo que nada tenha marcado, o Regulamento Disciplinar não permite instaurar processo sumaríssimo.» Quer dizer, se não assinalou falta, foi porque não viu, se viu e nada assinalou é porque é burro!! Ou será que interessa que Liedson não seja castigado, até porque vem aí uma deslocação ao Restelo? E Bruno Alves, não agrediu João Moutinho??? Ah pois, mas o árbitro mostrou cartão amarelo. Está na lei... Pois é, mas também mostrou a Katsouranis no Setúbal – Benfica. E aqui não está na lei????

MAKUKULA E NUNO GOMES

Já aqui disse que estou grato pela contratação de Makukula. No entanto, não posso deixar de citar o caríssimo Coluna d'Águias Gloriosas que tem toda a razão:

“Resta saber se será bem recebido por TODOS os colegas no Benfica, cá estaremos para ver e perceber se quando jogar Makukula receberá por exemplo bons passes para finalizar em grande, ou se será sempre a segunda ou terceira opção em termos de passe para não brilhar e tirar o lugar a alguém, ao amigo de alguns anos....Isto já aconteceu no Benfica, lembro-me que Donizete foi impedido de brilhar na Luz por exemplo por ciumeira de João Pinto porque no Benfica o endeusaram e fizeram-lhe crer que seria sempre ele a resolver os problemas do clube como nos 6-3......quando JVP foi para Alvalade e passou a ser mais um e a ser de novo humilde fez uma grande época, fazendo não sei quantas assisténcias para Jardel naquele ano.No Benfica os interesses colectivos, os interesses do clube devem estar acima de tudo, espero que os treinadores e os responsáveis da Sad tenham bem presente isto porque senão Makukula não conseguirá ter sucesso.É tempo de dar lugar a outros, que se calhar nos trarão mais alegrias que alguns que lá estão há muitos anos, é tempo de renovação no Benfica, como sócio há mais de 25 anos estou cansado de certas situações, de certos proteccionismos bacocos, sem ver daí nenhum benefício para o Benfica.”

In Coluna d'Águias Gloriosas - http://colunadaguiasgloriosas.blogspot.com/

Por outro lado, parece que a contratação de Makukula começa a incomodar muita gente:

"Besiktas tentou contratar Nuno Gomes
A SAD do Benfica recebeu, nos últimos dias, uma proposta do Besiktas (Turquia) para aquisição do passe de Nuno Gomes. A resposta foi negativa, mas a agulha poderá mudar de direcção no final da época, não só por vontade da sociedade mas também do próprio jogador.
Fonte contactada por A BOLA garantiu ter chegado, nos últimos dias, uma proposta para a compra do passe de Nuno Gomes, por parte de um emblema turco, ao que tudo indica o Besiktas, clube que defrontou o FC Porto, esta época, para a fase de grupos da Liga dos Campeões.A resposta foi negativa, por parte dos dirigentes encarnados, mas também do próprio atleta, que terá manifestado o desejo de permanecer no Benfica até final da época, apesar de o ordenado proposto ao internacional português ser substancialmente superior ao que aufere na Luz — porque, ao contrário do que ainda se apregoa, o 21 já não tem vencimento tão elevado como no passado, no âmbito de uma renegociação de contrato realizada há duas épocas, na qual foi reduzida a sua folha salarial. Apesar de o mercado de transferências fechar apenas a 17 de Fevereiro, na Turquia, é garantido que o capitão permanecerá no clube, mas a transferência de Nuno Gomes para solo turco é uma hipótese bem real no final da época. Nessa altura, a SAD não deverá colocar muitos entraves, caso chegue uma proposta interessante em termos financeiros, até porque o seu espaço na equipa começa a ficar mais reduzido: o 21 já perdeu o lugar para Cardozo e a chegada de Makukula dificulta ainda mais o seu espaço de manobra. E, recorde-se, o vínculo de Nuno Gomes com o Benfica termina em 2009."
In a Bola Online1 de Fevereiro de 2008

No Diário de Notícias, alinha-se pelo mesmo, embora o título seja diferrente, mas todos nós sabemos quem é o dono do DN:

"Nuno Gomes pediu para sair do Benfica
Nuno Gomes pediu para sair do Benfica nos últimos dias, apurou o DN sport junto de fonte bem colocada no processo. E foram três as razões que levaram o capitão do Benfica a tentar quebrar o laço com a equipa encarnada.A primeira deve-se à época irregular que está a fazer sob o comando de José Antonio Camacho. Nuno Gomes sente que não é uma aposta sólida do treinador espanhol, que vai alternando a titularidade do número 21 com a do paraguaio Óscar Cardozo - nos últimos cinco encontros da Liga, Nuno Gomes foi titular apenas por uma vez. Na última vez em que o português e o paraguaio alinharam de início e em simultâneo, o Benfica empatou em casa (0-0) frente ao Leixões. No jogo seguinte, Camacho optou por Cardozo... Com o Euro 2008 à porta, e esta é a segunda razão da vontade do futebolista em abandonar o clube da Luz, Nuno Gomes sente que tem de jogar regularmente (algo que não tem acontecido) para não colocar em risco o lugar de titular no ataque de Luiz Felipe Scolari para o evento que se vai realizar no próximo Verão na Suíça e na Áustria. O DN sport sabe que nos últimos dias chegou às mãos do avançado encarnado - via Benfica - uma proposta para sair, mas Nuno Gomes não a considerou suficientemente tentadora para poder analisá-la. O clube interessado no jogador não luta por objectivos relevantes, idênticos aos do Benfica, e esse ponto foi decisivo na rejeição do convite. Caso contrário, o futebolista formado no Boavista não hesitaria em voltar a emigrar. Nas últimas horas tudo se precipitou. A oficialização da contratação de Makukula (terceira e última razão para o pedido do atacante) mexeu com o estado de espírito de Nuno Gomes, que percebeu que o reduzido espaço que já tinha entre as opções nucleares de Camacho seria ainda mais escasso. O avançado de origem congolesa foi um pedido expresso do espanhol, que manifestou contentamento quando soube que a contratação estava fechada.
Nuno Gomes pediu mesmo à SAD para poder procurar clube até à hora do fecho das inscrições, pois sentiu que o seu futuro e a sua influência na equipa estavam seriamente ameaçados. E isto, repita-se porque não é um pormenor de somenos importância, com o Euro 2008 a apenas quatro meses de distância. Curiosamente, Nuno Gomes forma com Makukula o duo de pontas-de-lança convocados por Scolari para o particular de quarta-feira com a Itália. O pedido do capitão foi recusado pelo Benfica, sabe o DN sport, porque é um futebolista muito apreciado no balneário, respeitado pelos colegas e que detém grande poder de argumentação junto da SAD, mormente do presidente Luís Filipe Vieira. Mas mais importante do que todas estas qualidades que reconhecem a Nuno Gomes está a braçadeira de capitão que ostenta.Durante o dia de ontem, a imprensa italiana revelou o interesse do Torino no goleador, colocando-o como uma das possibilidades para a equipa de Turim”
In Dn Online – 1 de Fevereiro de 2008

1 comment:

Coluna D'Águias Gloriosas said...

Caro Benfiquista MDF

Agradeço e registo a referéncia ao Coluna, também sei o que pensas sobre determinadas situações anómalas que se passam no Benfica que pura e simplesmente não dão para conseguirmos entender.

Todos somos poucos a defender o nosso Glorioso e não pseudo-vedetismos.

Saudações Gloriosas