Friday, February 01, 2008

MELHORES DIAS????


Pedindo desde já desculpa pelo relativo abandono do blog (motivos profoissionais exigem-no) não gostaria de deixar de comentar as últimas do glorioso e daquilo que se tem passado no futebol português, especialmente o chamado mercado de Inverno.

Começando pelos jogos do passado fim-de-semana reconheço que a sorte sorriu finalmente ao Benfica. Foi um jogo à Camacho (“o verdadeiro Camacho, não aquele que tem sido o treinador do Benfica dos últimos meses”) em que as ganas, a vontade de trabalhar e o respeito para com aquela camisola fizeram com que fosse possível sair de Guimarães com os três pontos.

Na minha opinião, que poderá estar errada, acho que o Benfica teve muita sorte. Não jogámos por aí além, e também por causa disso, acho que o empate seria o resultado mais justo. Aquela segunda parte do Vitória demonstrou que Cajuda está a construir (construiu) uma belíssima equipa. No entanto, ainda bem que conquistámos os três pontos.

No outro jogo grande, o Sporting conseguiu vencer o F.C. Porto sem saber muito bem como. Se - voltamos aos ses – o Porto tem marcado metade das oportunidades que dispôs, especialmente Lucho, o resultado teria sido diferente. Na segunda parte o Porto deu espectáculo e demonstrou porque é a melhor equipa portuguesa.

Achei na altura, e continuo a achar, que a vitória do Sporting não foi um bom resultado para o Benfica. E por várias razões:

1 - As pessoas, especialmente dentro do Benfica, convenceram-se que seria possível o título quando não passa de mais uma miragem
2 - Os adeptos pensam que oito pontos não é muito, enganam-se
3 - A luta pelo segundo lugar ainda está totalmente em aberto. Se o F.C. Porto tem ganho o Benfica estaria mais descansado
4 - O Benfica em vez de concentrar forças na Taça de Portugal, vai desgastar-se em mais uma frente que não dará em nada. Uma coisa é lutar e dignificar a camisola, outra é acreditar no Pai Natal
5 - A derrota do F.C. Porto servirá para quie o clube se una ainda mais e irá permitir com toda a certeza uma grande época europeia. O F.C. Porto tem equipa que baste para ir aos ¼ de final e a partir daí com um bocadinho de sorte, quem sabe...

Em Fevereiro e Março, vamos ver quem tem unhas para tocar viola. O jogo da Taça, as deslocações à Naval e Alvalade, jogos em casa com o Nacional e o Braga, sem esquecer a Taça Uefa. O que vale mesmo este Benfica?

MERCADO DE INVERNO

Tenho esperanças em Makukula, confesso que sim. Não é um portento, não é o novo Eusébio, não é Maradona, não é um Van Basten, mas tem força física e bom jogo de cabeça (há quantos anos não vemos na luz um avançado que jogue bem de cabeça?), além de remate fácil.
Queiram os jogadores do Benfica (todos, sem excepção) proteger o novo colega e não se enciumarem, acredito que se fará uma bela dupla com Cardozo. Será necessário dar tempo ao tempo, mais uma razão para eu dizer que devemos concentrar forças na Taça de Portugal.

No comments: