Wednesday, March 21, 2007

O ANTIBENFIQUISMO

Com a devida licença do S.L.B., aqui deixo esta análise. Impecável, sem dúvida!

Quarta-feira, Março 21, 2007
Sempre a limar
É a primeira vez que o menciono aqui no blog, mas a paciência tem limites. Há um senhor que escreve n’ A Bola às quartas-feiras e que, como lagarto que se preze, tem uma obsessão doentia pelo Benfica. Obsessão essa que o leva a cair no ridículo e, não poucas vezes, na profunda estupidez. É o caso desta semana, em que fosse o problema a assunção que a vitória do seu clube na casa do clube regional lhe trouxe um amargo de boca por ter ajudado o Benfica (confirmando assim o que todos já sabíamos, os lagartos são acima de tudo antibenfiquistas), estaríamos nós bem.

Mas não, este senhor vai mais longe. E aí já cai na estupidez. Diz ele sobre o Benfica:“Ao qual acrescentam um direito presuntivo e supostamente divino, desde a era de ouro benfiquista dos anos 60, a privilégios, atenções e favores únicos por parte da comunicação social e dos vários poderes […], mesmo que com isso se atropelem direitos de terceiros ou se distorça a verdade desportiva (!!!). A forma como o Benfica ganhou o seu único Campeonato nos últimos 12 anos – os benefícios das arbitragens, o jogo com o Estoril em campo neutro, o golo em falta de Luisão, etc. – ainda está bem presente como exemplo esclarecedor.

Partindo do princípio que o senhor em causa não é atrasado mental nem cego nem estará mal informado, será que a obsessão dele não lhe permite pensar racionalmente? Estamos em pleno processo Apito Dourado, finalmente com dirigentes acusados, e ele vem falar da “distorção da verdade desportiva” e dos supostos “benefícios das arbitragens” ao Benfica numa época?! O jogo com o Estoril?! Quantas vezes jogaram os lagartos com o Salgueiros no Estádio da Maia, por causa da receita televisiva? Estarei enganado ou no último campeonato que eles ganharam houve 19 (d-e-z-a-n-o-v-e!) penalties a seu favor?! Alguns tão evidentes como o do Jardel na Luz? Conclui ele:“É tudo isto que ajuda a perceber (a quem tenha o distanciamento analítico de não fazer do Benfica o centro do mundo e a causa de todas as coisas) (!!!) as opções lógicas (o sublinhado é meu), as inevitáveis simpatias e antipatias dos adeptos dos outros clubes.”

Claro, é “logicamente” preferível ficar contente com as vitórias de um clube que nos últimos 20 anos através de frutas e cafezinhos com leite ganhou o que ganhou. É infinitamente mais importante ser antibenfiquista primário do que querer que haja vencedores limpos e honestos. Assim se definem os verdadeiros lagartos. E este senhor ainda tem o desplante de dizer que tem o “distanciamento analítico de não fazer do Benfica o centro do mundo e a causa de todas as coisas”. Será que já houve alguma crónica dele que não falasse do Glorioso?
http://www.nao-se-mencione-o-excremento.blogspot.com/

No comments: