Tuesday, March 20, 2007

BENFICA 2006 / 2007: ANÁLISE E CONSEQUÊNCIAS

Quando entramos numa fase absolutamente decisiva do campeonato parece-me que é altura de um pequeno balanço, na generalidade, sobre a equipa do Benfica.
A época começou, indiscutivelmente, com a novela Simão Sabrosa, jogador que eu, já o afirmei diversas vezes, não considero uma estrela, apesar de ser imprescindível aos encarnados. De facto, se 20 milhões possibilitam um belo encaixe financeiro ( e eu fui um dos defensores da saída do capitão), convém ponderar seriamente a vertente desportiva. E um Benfica sem Simão Sabrosa é muito, mas muito mais fraco.
Já em termos de contratações destacou-se o regresso de Rui Costa, um antigo sonho de muitos benfiquistas, nos quais não me incluo. O actual Rui Costa não é uma mais valia para a equipa já que a torna lenta, previsível e sem capacidade de luta, enfraquecendo sobremaneira o meio - campo. Karagounis merece ser titular, mesmo com Rui Costa.
Quanto à equipa, o plantel é curto para duas competições, ainda por cima com um calendário tão duro e apertado. Se o Benfica tem um onze base perfeitamente aceitável, os suplentes não correspondem minimamente exceptuando alguns casos.
Quanto aos centrais, só existem três alternativas. Pouco, muito pouco para quem tem a ambição de chegar ao título e luta pela permanência nas competições europeias. Na lateral esquerda, Miguelito até pode fazer concorrência a Leo, mas na direita, Nelson é a unica alternativa ( e muito inconstante, aliás. Em 500 cruzamentos, acerta um. Não defende, não sabe atacar, tem paragens cerebrasi dignas de um infantil, etc.)
No meio campo, com o castigo de Nuno Assis, as opções são muito poucas. E no ataque, com Derlei fora de forma, um Mantorras a aguentar só 15 minutos e um ponta de lança chamado Nuno Gomes a falhra golos feitos de forma inacreditável, será preciso muito esforço e dedicação para conquistar alguma coisa.
Quanto a Fernando Santos, há pouco a dizer. O plantel não é bom, mas o treinador do Benfica erra demasiadas vezes....

No comments: