Thursday, December 04, 2008

E AGORA BENFICA?

Depois do desastre de Atenas e daquele colapso com o Setúbal (por culpa prórpia diga-se), será que temose stofo para aguentar a liderança até 2009? A ver vamos. O importante é reagir com muita garra e uma atitude semelhante aos primeiros 15 minuros da 2ª parte com o Setúbal.
Até porque muita coisa já se disse, é óbvio que Moreira terá de ser titular da baliza encarnada já que Quim, de momento, não dá garantias. E eu já o disse e volto a repetir: Quim em boas condições é melhor que Moreira.
Aliás, uma das grandes lacunas do Benfica nos últimos anos é mesmo o guarda - redes. Quim tem feito aquela posição e tem cumprido, mas não é capaz daquelas defesa difíceis que dão vitórias e dão títulos isso não... Daquel tipo de defesas como Bento e Preud'Homme.
Tivessem sido os dirigentes do Benfica inteligentes, a esta hora estava um guarda - redes de nível internacional na Luz: Moretto. Mas com toda a polémica da sua contratação, o ser lançado para as feras contra (praticamente) todos os benfiquistas e contra o próprio plantel, ficou abatido psicologicamente e nunca mostrou as suas qualidades.... Para mim, em Portugal, só Eduardo. Mas esta é somente a minha opinião.
Quanto ao resto, temos de aprender. Como é que estando um adversário completamente à nora, depois de fazermos o 2 -1 abrandamos e não vamos à procura do terceiro golo? É a tal intensidade de jogo que mora para os lados do Dragão e não está na Luz. E o FC Porto é exemplo do que deve ser a equipa do Benfica. Praticamente eliminado da Liga dos Campeões e a atravessar uma grave crise de confiança vão ganhar a Alvalade para a Taça, vão ganhar a Kiev e à Turquia. Quer quiramos, quer não, o Benfica a precisar de pontuar na Grécia levou 5. Esta é a realidade.
E não podemos esquecer que as próximas semanas vão ser decisivas: Maritimo (Funchal), Leixões (Matosinhos) e Nacional. O Metallist já não conta, até porque só um verdadeiro milagre nos permitirá ganhar por uma diferença de 8 golos, para além do necessário empate entre Hertha e Olympiakos.
A equipa do Benfica terá de entrar decidida no jogo e disposta a mandar. O benfica já fez isso várias vezes esta época, só que durante muito pouco tempo. É necessário que a equipa seja mais consistente. Já agora, acho que colocar o David Luiz na esquerda é um tremendo erro. A minha equipa para o Funchal
GR - Moreira
DD - Ruben Amorim
DC - Sidnei
DC - Miguel Vitor
DE - Maxi Pereira (J. Ribeiro está lesionado)
MC - Bynia
MD - Katsouranis
MC - Yebda
ME - Reyes
MAC - Aimar
PL - Cardozo
Na 1ª parte Cardozo para desgastar as defesas e possibilitar os passes e as abertas de Aimar. Na 2ª parte Suazo para o lugar de Aimar para aproveitar a velocidade e o natural desgaste dos defesas contrários. Um meio campo de combate porque para libertar Reyes e Aimar para a sua técnica.
P.S: Tudo isto na teoria, obviamente....

No comments: