Monday, September 03, 2007

BENFICA 2007 / 2008

Após umas curtas férias cá estou eu para um breve resumo daquilo que tem sido a actualidade do Benfica.

Depois da saída de Simão Sabrosa ficou claro que os encarnados têm um plantel curto que não permite enfrentar as três competições em que estão envolvidos, a não ser que cheguem reforços em tempo record. Mas sobre isso falarei um pouco mais à frente.
Vamos aos casos concretos:

PRÉ – ÉPOCA DO BENFICA
Um exemplo a não repetir. (Será só culpa de Fernando Santos?) É óbvio que os clubes são empresas e que têm de obter mais-valias financeiras, mas não se pode andar a jogar na Roménia e no Egipto e não fazer um simples jogo de apresentação, nem que seja por “mera” consideração aos sócios.

LATERAL – DIREITO
Posso ser dos poucos mas tenho esperança em Luís Filipe, embora por um preço exorbitante. Por 3,5 milhões de euros?

MANUEL FERNANDES
Quando eu pensava que iríamos ter um meio - campo fortíssimo “Manélélé” desaparece sem dizer nada a colegas e à equipa técnica. A cláusula de rescisão foi cumprida e não há nada a apontar, pelo menos legalmente. Moralmente, isso é outra questão. E os benfiquistas não vão esquecer tão cedo Manuel Fernandes. O certo é que todos os anos há jogadores que saem em ruptura do clube (Tiago, Miguel, agora Manuel Fernandes).
E a minha questão é mesmo esta: “ Como pode Manuel Fernandes sair com uma cláusula tão baixa?” Lembremos Nani, lembremos Anderson, lembremos Pepe, e fico-me por aqui…. Também passa por aqui o domínio de FC Porto e Sporting no mercado…

LIGA DOS CAMPEÕES
Uma exibição simplesmente pavorosa…. sem chama, sem vontade, sem garra, sem nada de nada. Uma exibição mesmo à medida de Fernando Santos. Salvou-se Rui Costa com uma exibição magistral. A propósito, sobre Nuno Gomes, Fernando Santos afirmou: “Está há quatro meses sem jogar, não tem ritmo de jogo”.

LEIXÕES – BENFICA
Quem aspira a ser campeão não pode perder dois pontos com o Leixões e muito menos daquela maneira. A exibição foi muito, muito pobre e o Benfica não mereceu ganhar, de facto. Fizemos aí uns quatro remates à baliza e só nos últimos minutos se correu um pouquinho mais depressa. O tal jogados que estava sem ritmo de jogo há quatro meses foi titular (Nuno Gomes). Mais uma à Fernando Santos.
Quanto aos golos, uma equipa como o Benfica que marca aos 90 minutos, não pode sofrer aos 92. Não por acaso, mais um golo sofrido pelo lado direito da nossa defesa. A propósito recordo aqui um post do meu caro amigo “Doente da Bola”:
Segundo A Bola, as equipas de Fernando Santos têm, habitualmente, uns 10 minutos finais bem difíceis: já aconteceu no Sporting e no FC Porto anteriormente.Na temporada 98/99, a primeira ao serviço do FC Porto, não se registou qualquer ponto perdido pelos "dragões" nos instantes finais dos jogos e no final sagraram-se campeões. Em 99/2000 foram sete os pontos perdidos nos últimos dez minutos de quatro jogos: o FC Porto terminou em segundo lugar, a quatro pontos do Sporting. Em 2000/01, quatro pontos perdidos nas referidas circunstâncias e o título para o Boavista... por um ponto. Já no Sporting (2003/04), a situação repetiu-se mais vezes — a última das quais com o golaço de Geovanni em Alvalade (0-1). Os leões perderam oito pontos nos últimos minutos em cinco jogos, viram fugir o título para o FC Porto (com mais nove pontos do que a equipa de Alvalade) e também o segundo lugar: ficaram a um ponto do Benfica. Já em 2000/01 o técnico viu o seu FC Porto perder na Mata Real, no último minuto, com um golo de Leonardo"- In "A Bola"

CAMACHO
Depois do mau arranque de campeonato, esta era a saída esperada. Não havia margem de manobra para Fernando Santos e Camacho era a opção mais lógica (não a minha preferida porque a minha vontade seria ter Capello, o que é impossível, convenhamos). Camacho vai ter muito trabalho, ainda por cima com um plantel muito, muito desequilibrado.
Luís Filipe Vieira com a opção Camacho também poderá começar a ver que o grau de tolerância com o presidente do Benfica já foi mais elevado.

O PLANTEL

Não poderei falar do plantel sem referir Fernando Santos, já que apesar de achar que é mau treinador e que não serve para o Benfica, não é só ele que tem as culpas no cartório.
Quanto aos guarda-redes, Quim é a opção lógica para o lugar, embora ache que um dos lugares onde temos lacunas é precisamente este.
No lado direito, fomos buscar Luís Filipe (que até agora não mostrou nada) o que poderá ser bom para espevitar Nelson. Na lateral –esquerda Leo é indiscutível, enquanto Miguelito poderá jogar com mais regularidade este ano ( e terá mesmo de ser senão o brasileiro rebenta).
No centro da defesa reside o “busílis” da questão, já que fomos buscar dois centrais mas um nem sequer foi inscrito. Como é isto possível numa equipa como o Benfica? Vamos buscar um jogador que já se sabe à partida que não serve? Como é possível.
No meio campo só temos uma solução: Petit, Katsouranis e Rui Costa aguentarem a época inteira e sem lesões. Porque depois, será necessário que o camião de argentinos e o americano se revelem já certezas (o que eu não acredito).
No ataque Cardozo está de pedra e cal mas precisará de alguém que o sirva. Ele já mostrou que é bom, têm é de cruzar como mandam as regras e passar bem a bola. Lembram-se de João Pinto + Jardel? Terá de ser uma coisa parecida. Com parceiros como Mantorras ou Nuno Gomes, seria bom que Bergessio fizesse uma boa dupla com Cardozo, já que mais opções não temos. Talvez Dabao possa ser uma surpresa.

GUIMARÃES – BENFICA
Um pouco melhor mas uma equipa que ainda tem os vícios de Fernando Santos. Muito trabalho é o que espera Camacho. Mas já se viu vontade, coisa que não existia Fernando Santos.

COPENHAGA – BENFICA
Aproveitando um outro slogan: “Esforço, dedicação e muita, muita sorte”. Com Fernando Santos, teríamos ficado pelo caminho. O discurso de Camacho também ajuda...e de que maneira....

NACIONAL – BENFICA
Ganhámos definitivamente um extremo -esquerdo. Ou muito me engano ou vamos aqui ter uma revelação com Di Maria. Quanto ao lado direito, ainda tenho esperanças em Luís Filipe.... Ah e parece que também ganhámos um ala direito....Aquela segunda parte de Maxi Pereira é de jogador.

P.S: Será impressão minha ou eu ainda não ouvi criticas às entradas de Quaresma e Bosingwa no jogo Porto – Sporting por parte dos dirigentes leoninos? Será impressão minha ou Quaresma teve mais uma entrada a matar a um jogador do Leiria? Será impressão minha ou Makukula (Marítimo) foi expulso e não pode jogar com o Porto? Será impressão minha ou já foram perdoadas duas grandes penalidades a adversários do Benfica: Nuno Assis no Bessa com o Leixões e cotovelada de Ezequias (jogador do F.C. Porto) e Fábio Coentrão com o Guimarães? Quanto ao primeiro caso, até não foi mau já que possibilitou que Camacho viesse para o Benfica.
Será impressão minha ou Pepe já tem dois cartões amarelos e um vermelho com pouco mais de um mês em Espanha? Curioso, não é?
P.S 2: Devido a problemas informáticos o texto foi sendo escrito ao longo do tempo. Por isso é natural que existam algumas opiniões que já não fazem muito sentido.

No comments: