Monday, October 30, 2006

A INSUSTENTÁVEL LEVEZA DE PERDER PONTOS NOS MINUTOS FINAIS

Começo o balanço desta jornada com as palavras de Simão Sabrosa: “Fizemos uma segunda parte fantástica”. Pois…. Mas os jogos têm 90 minutos, não se pode jogar somente 45 e, além disso, acabam quando o árbitro manda os jogadores para o balneário.
Realmente, ainda não se percebeu bem o que vale este Benfica de Fernando Santos (sim, de Fernando Santos, porque com outro treinador valeria muito mais, coisa que não seria muito difícil), capaz do 8 e do 80. Depois de uma primeira parte absolutamente desastrosa, com os jogadores incapazes de segurar e circular a bola, o Benfica transfigura-se e empata o jogo. Com todas as condições para, no mínimo, empatar, a defesa tem mais uma paragem cerebral e nova derrota, com mais um golo sofrido nos minutos finais. E assim se perdem três pontos, basta lembrar Paços de Ferreira….
Analisando o jogo, na minha opinião, o empate seria o resultado mais justo, mas equipa que defende como o Benfica, nunca poderá ter muitas aspirações. Relembro aqui as palavras de Paulo Bento a propósito do terceiro golo do Beira – Mar: “ A um minuto do fim, o jogo tem de acabar, não se pode jogar bonito”. Exactamente, sem mais…. E só nesta jornada o FC Porto amealha um bom avanço, devido a erros defensivos de palmatória.
A nível individual:
Simão Sabrosa (quem me conhece sabe que não morro de amores pelo capitão do Benfica): Foi o único a ter momentos de lucidez naquele naufrágio que foi a primeira parte do desafio.
Ricardo Rocha ( um dos meus ódios de estimação): Uma vez mais, como é seu hábito, Rocha está ligado aos golos do adversário. No primeiro golo, deixa Postiga virar-se para rematar; no terceiro dos dragões, deixa que haja um adversário cabeceie no interior da área. Para os mais atentos, recordemos as principais derrotas do Benfica e todas têm a marca deste jogador que, segundo alguns, é dos melhores centrais portugueses (é tal e qual Argel, mas goza de uma protecção inexplicável. O marketing da comunicação social deve ajudá-lo…)
Petit: Muito daquilo que se passa no meio campo do Benfica deve-se a Petit, que não joga absolutamente nada e a defender é um autêntico desastre. “Que pasa”?
Quim: Quim não atravessa um bom momento, não tenhamos dúvidas. Se já fui defensor da sua titularidade e acho que o último título passou muito por ele, temos de ser realistas… Bolas para a pequena área em cruzamento são golo praticamente certo. Acho que não está isento de culpas nos golos de Quaresma e Bruno Moraes.
Nelson: Já aqui o disse. Está irreconhecível. Apesar de atacar bem, ainda tem muito que aprender a defender. Além disso, não deveria estar preparado para Quaresma???
Globalmente, a equipa revela-se um conjunto muito bom quando tem bola, mas não sabe jogar sem ela e isso, no futebol dos nossos dias, é tão ou mais importante do que a posse de bola. E equipa que marca dois golos no Estádio do Dragão não pode perder o jogo, de maneira alguma. E para mim, ao contrário do que diz Fernando Santos, isto não é futebol, é falta de preparação física, técnica, táctica e, principalmente, MENTALIDADE.
Uma vez mais, como é apanágio deste “pseudo – treinador” a equipa entrou medrosa, confusa, sem disciplina táctica, enfim…. Cada vez mais me convenço que o Benfica já perdeu meses só por estar a ser treinada por Fernando Santos. Será que a defesa do Benfica não treina os lances por alto? É que são golos de cabeça (na pequena – área) do Boavista, do Paços, do Estrela, do Porto, etc, etc, etc…
Relativamente ao Sporting, as palavras de Paulo Bento dizem tudo: não se podem perder pontos daquela maneira, ainda mais no último minuto do jogo.
P.S: Acabo de saber que o Marítimo ganhou em Braga por 4-1. Deve estar a preparar-se mais uma enorme exibição com o Benfica na capital do Minho.
P.S 2: Vem aí o Celtic e o Beira – Mar que, confesso, são equipas que não me deixam muito optimista. Os escoceses têm um espírito de luta absolutamente fabuloso (capacidade que o Benfica não tem), e a equipa de Aveiro tem Jardel com um velho hábito de marcar sempre ao Benfica.
P.S 3: Após sete jogos no campeonato já são seis pontos de diferença para o primeiro classificado e, ainda mais grave, oito pontos perdidos…. A manter esta média nem à Taça Uefa vamos.

No comments: