Friday, July 09, 2010

DE VOLTA!

Após largos meses sem dar ao dedo (muito trabalho e o pequenote são as razões) aqui estou eu para fazer um breve resumo daquilo que tem sido a actualidade benfiquista. Mas vamos por partes

SELECÇÃO NACIONAL

Partindo para a África do Sul com todas as desconfianças do mundo, eu incluído, Portugal teve o condão de conseguir os serviços mínimos e perdeu com uma equipa que lhe é muito superior. No entanto, não se pode deixar passar em claro que o envolvimento que Scolari conseguiu à volta da “equipa de todos nós”, não foi nem pouco mais ou menos conseguido por Queiróz, que muita gente acha não ter capacidade para liderar uma equipa como a portuguesa (eu incluído).
Quer queiramos, quer não, esta equipa é muito pior que as anteriores, mas não é menos certo que Scolari beneficiou da estrutura herdada do Porto de Mourinho e não teve que fazer um apuramento (Euro 2004) mais Figo, Rui Costa, Nuno Gomes, Pauleta, etc, etc. Contudo, não deixa de ser verdade que levámos defesas e trincos a mais para a África do Sul e…. também que nos jogos mais difíceis não ganhámos um (Suécia e Dinamatca no apuramento; Costa do Marfim, Brasil e Espanha no Mundial – aqui nem sequer marcámos um golito), o que já tinha sucedido com a Polónia e com a Sérvia no apuramento para o Euro 2008.
Gostemos ou não, em condições normais, Portugal está sempre atrás de Brasil, Argentina, Espanha, França, Itália, Holanda, Inglaterra, Alemanha, etc, etc..

BENFICA – MODALIDADES

O Benfica conquistou uma vez mais o campeonato nacional com brilhantismo e perdeu o campeonato de Futsal. O andebol desde a saída de Donner ( não se pode ser campeão no Benfica) não dá uma para a caixa e no futsal alguma vez tem de se perder!

BENFICA – FUTEBOL

No futebol o Benfica deu cartas no campeonato nacional e até determinada altura na Europa. Com um campeonato fantástico no seu todo e uma 2ª volta absolutamente brilhante (1 empate e 1 derrota) os encarnados encantaram com o seu futebol versátil e de ataque.
No meu último post tinha chamado a atenção para a importância do jogo com o Leixões e que foi ganho por claros 4-0. No restante campeonato:

Benfica – Paços de Ferreira (3-1)
Nacional – Benfica (0-1)
Benfica – Braga (1-0)
Naval – Benfica (2-4)
Benfica – Sporting (2-0)
Académica – Benfica (2-3)
Benfica – Olhanense (5-0)
Porto – Benfica (1-3)
Benfica – Rio Ave (2-1)

Nota de destaque para o grande obreiro deste título: Jorge Jesus!

Nota: Nos posts seguintes farei uma breve análise ao pós – campeonato do Benfica e à maneira como o Benfica continua a lidar (mal) com o sucesso

No comments: