Thursday, February 08, 2007

OS ERROS DO BENFICA 2006 / 2007

Como estamos num momento decisivo do campeonato, decido aqui fazer uma análise daquiloq ue tem corrido mal ao Benfica 2006/2007.
Em primeiro lugar confesso a minha natural antipatia por Fernando Santos. Acho que este treinador não tem o feeling necessário para ser “mandão”, como aliás se comprova nas inúmeras derrotas fora de casa que o Benfica já coleccionou esta época. E, por outro lado, o plantel não é homogéneo. Se de facto o Benfica tem um onze titular bastante razoável, os substitutos deixam muito a desejar.
E é por este prisma que acontecem muitos dos problemas do actual Benfica. Começando pelo guarda-redes, Quim começou muito mal a época, mas parece estar a melhorar. No entanto não é um g.r extraordinário, como se comprova pelos golos sofridos esta época. Bessa, Paços de Ferreira, Desportivo das Aves, Dragão, Braga, Manchester e Celtic foram jogos em que Quim não está isento de culpas nos golos adversários. Se Moreira ainda é demasiado verde, Moretto poderia ser uma alternativa, desde que alguém estivesse disposto a trabalhá-lo e o próprio Moretto fosse psicologicamente mais estável.
Quanto à defesa, Nelson tem errado demasiadas vezes. Um excelente jogador a atacar mas a cometer erros suicidas perto da área. Golos dos quais pode ser acusado: 2º golo do Porto, 2º golo do Braga, golos em Manchester, golos do Celtic.
Outro dos problemas foi Ricardo Rocha ( que por acaso até marcou 3 golos e jogou bem 3 jogos...) que cometeu erros atrás de erros: Dragão, Braga, Manchester, Celtic, entre outros jogos. Anderson, que começou a época a titular foi directamente culpado em nos golos do Boavista, Paços de Ferreira e Manchester (casa)...
Por aqui, já se pode ver que na maior parte dos golos sofridos houve a chancela do guarda – redes e de defesas com erros dignos de infantis.
Quanto ao meio – campo não existem substituos à altura dos titulares e uma equipa não pode ter como esperança um jogador de 34 anos, ainda que se chame Rui Costa.
No ataque acontece que Simão não pode fezer tudo. Nuno Gomes é um dos piores avançados a jogar em Potugal. Não luta, não corre, não remata, não salta de cabeça, falha golos feitos atrás de golos, etc. É um jogador mais que banal empolado pela comunicação social, um autêntico bluff!!
E pior que isto tudo, não existem alternativas credíveis a este pseudo – jogador....
Mas haveria muito mais a dizer... Limitei-me a fazer um resumo daquilo que foram as exibições dos piores jogadores do Benfica.

No comments: