Thursday, March 29, 2007

O JOGO DO TÍTULO?

No próximo domingo, pelas 22h15 m, já saberemos o que esperar do resto do campeonato. Se emoção até final, ou um enorme e longo bocejo...
Desde já afirmo que não partilho da euforia de alguns benfiquistas (a maioria não está nada eufórica, mas a facção dos "anti" até faz crer que os encarnados já se julgam vencedores do campeonato, isto só para acicatar animos), até porque o jogo será tremendamente dificil. E sem Luisão e sem Quim...
Mas vamos por partes. A defesa deverá ser constituída por Moretto, Nelson, Anderson, Daviz Luiz e Leo. No meio - campo será Petit, Katsouranis, Karagounis e Simão. Na frente, o inenarrável Nuno Gomes e Miccolli (provavelmente).
No entanto, atendendo ao cansaço de alguns jogadores e no sentido de dar velocidade ao meio - campo eu apostaria em Miguelito como médio ala esquerdo. Já no ataque, manteria as coisas como estão, porque "Nulo" Gomes é intocável e lançaria Derlei e/ou Mantorras a cerca de 20 minutos do final!
Quanto ao jogo em si, parece que não tem havido provocações de ambos os lados, o que é de saudar. Quanto à minah equipa, tenho medo poruqe falta o Luisão e pelo.... Moretto. Já o disse várias vezes, Moretto tem tudo para ser um guardião extraordinário, mas terá de ter força mental e, acima de tudo, não inventar, isto é, não se "armar" para a fotografia.
E, provavelmente, teremos de contar com um Simão e com um Katsouranis pouco menos que perfeitos. Uma palavra para Nelson e Anderson (dois dos meus ódios de estimação): não inventem, não fazer passes suicidas e jogar feio quando necessário.
Quanto ao resto, abnegação, dedicação, esforço e concentração. Lembremo-nos da segunda parte do Dragão, já que na 1º parte levámos uma lição de bola. E... boa sorte rapazes!!!!
P.S: F.C Porto, Espanhol (fora) , Beira - Mar (fora) , Espanhol (casa), Braga (casa), Maritimo (fora) e Sporting (casa). É um ciclo verdadeiramente infernal.

DO ESPECTÁCULO AO CALCULISMO

Depois do show do passado sábado, em que a magia, a arte e o talento andaram à solta em Alvalade, ontem a selecção portuguesa mostrou a sua "veia" mais calculista.
Devo confessar que fiquei deliciado com o espectáculo de sábado, mas desiludido com o empate que foi justo, aliás. E tambem fiquei desiludido com o facto de não ver Quaresma jogar (que golaço, aquele frente à Bélgica)

Wednesday, March 21, 2007

O ANTIBENFIQUISMO

Com a devida licença do S.L.B., aqui deixo esta análise. Impecável, sem dúvida!

Quarta-feira, Março 21, 2007
Sempre a limar
É a primeira vez que o menciono aqui no blog, mas a paciência tem limites. Há um senhor que escreve n’ A Bola às quartas-feiras e que, como lagarto que se preze, tem uma obsessão doentia pelo Benfica. Obsessão essa que o leva a cair no ridículo e, não poucas vezes, na profunda estupidez. É o caso desta semana, em que fosse o problema a assunção que a vitória do seu clube na casa do clube regional lhe trouxe um amargo de boca por ter ajudado o Benfica (confirmando assim o que todos já sabíamos, os lagartos são acima de tudo antibenfiquistas), estaríamos nós bem.

Mas não, este senhor vai mais longe. E aí já cai na estupidez. Diz ele sobre o Benfica:“Ao qual acrescentam um direito presuntivo e supostamente divino, desde a era de ouro benfiquista dos anos 60, a privilégios, atenções e favores únicos por parte da comunicação social e dos vários poderes […], mesmo que com isso se atropelem direitos de terceiros ou se distorça a verdade desportiva (!!!). A forma como o Benfica ganhou o seu único Campeonato nos últimos 12 anos – os benefícios das arbitragens, o jogo com o Estoril em campo neutro, o golo em falta de Luisão, etc. – ainda está bem presente como exemplo esclarecedor.

Partindo do princípio que o senhor em causa não é atrasado mental nem cego nem estará mal informado, será que a obsessão dele não lhe permite pensar racionalmente? Estamos em pleno processo Apito Dourado, finalmente com dirigentes acusados, e ele vem falar da “distorção da verdade desportiva” e dos supostos “benefícios das arbitragens” ao Benfica numa época?! O jogo com o Estoril?! Quantas vezes jogaram os lagartos com o Salgueiros no Estádio da Maia, por causa da receita televisiva? Estarei enganado ou no último campeonato que eles ganharam houve 19 (d-e-z-a-n-o-v-e!) penalties a seu favor?! Alguns tão evidentes como o do Jardel na Luz? Conclui ele:“É tudo isto que ajuda a perceber (a quem tenha o distanciamento analítico de não fazer do Benfica o centro do mundo e a causa de todas as coisas) (!!!) as opções lógicas (o sublinhado é meu), as inevitáveis simpatias e antipatias dos adeptos dos outros clubes.”

Claro, é “logicamente” preferível ficar contente com as vitórias de um clube que nos últimos 20 anos através de frutas e cafezinhos com leite ganhou o que ganhou. É infinitamente mais importante ser antibenfiquista primário do que querer que haja vencedores limpos e honestos. Assim se definem os verdadeiros lagartos. E este senhor ainda tem o desplante de dizer que tem o “distanciamento analítico de não fazer do Benfica o centro do mundo e a causa de todas as coisas”. Será que já houve alguma crónica dele que não falasse do Glorioso?
http://www.nao-se-mencione-o-excremento.blogspot.com/

Tuesday, March 20, 2007

BENFICA 2006 / 2007: ANÁLISE E CONSEQUÊNCIAS

Quando entramos numa fase absolutamente decisiva do campeonato parece-me que é altura de um pequeno balanço, na generalidade, sobre a equipa do Benfica.
A época começou, indiscutivelmente, com a novela Simão Sabrosa, jogador que eu, já o afirmei diversas vezes, não considero uma estrela, apesar de ser imprescindível aos encarnados. De facto, se 20 milhões possibilitam um belo encaixe financeiro ( e eu fui um dos defensores da saída do capitão), convém ponderar seriamente a vertente desportiva. E um Benfica sem Simão Sabrosa é muito, mas muito mais fraco.
Já em termos de contratações destacou-se o regresso de Rui Costa, um antigo sonho de muitos benfiquistas, nos quais não me incluo. O actual Rui Costa não é uma mais valia para a equipa já que a torna lenta, previsível e sem capacidade de luta, enfraquecendo sobremaneira o meio - campo. Karagounis merece ser titular, mesmo com Rui Costa.
Quanto à equipa, o plantel é curto para duas competições, ainda por cima com um calendário tão duro e apertado. Se o Benfica tem um onze base perfeitamente aceitável, os suplentes não correspondem minimamente exceptuando alguns casos.
Quanto aos centrais, só existem três alternativas. Pouco, muito pouco para quem tem a ambição de chegar ao título e luta pela permanência nas competições europeias. Na lateral esquerda, Miguelito até pode fazer concorrência a Leo, mas na direita, Nelson é a unica alternativa ( e muito inconstante, aliás. Em 500 cruzamentos, acerta um. Não defende, não sabe atacar, tem paragens cerebrasi dignas de um infantil, etc.)
No meio campo, com o castigo de Nuno Assis, as opções são muito poucas. E no ataque, com Derlei fora de forma, um Mantorras a aguentar só 15 minutos e um ponta de lança chamado Nuno Gomes a falhra golos feitos de forma inacreditável, será preciso muito esforço e dedicação para conquistar alguma coisa.
Quanto a Fernando Santos, há pouco a dizer. O plantel não é bom, mas o treinador do Benfica erra demasiadas vezes....

CAMPEONATO AO RUBRO

Depois da passagem aos quartos de final da Taça Uefa, consumou-se a aproxiamção ao 1º lugar. Faltam 8 jogos, 24 pontos. É agora que se vai ver quem tem unhas para tocar viola. Não entro em euforia, até porque o Porto é, para mim, o principal favorito. Senão, basta reparar no calendário do Benfica: Porto, Aveiro, Braga, Funchal, Sporting, Naval, Setúbal e Académica. Terei fé no título, se e só se o Benfica ganhar os próximos cinco jogos. De resto, tenho muitas dúvidas, com um plantel tão curto, ainda por cima em daus frentes...
E claro, o Benfica não tem jogado nada de especila. Mas desde que vá ganhando....

Thursday, March 15, 2007

CONSEGUIRÁS BENFICA?

Hoje, quinta - feira, o futuro do Benfica nas competições europeias será decidido. O Benfica tem a a obrigação de passar a eliminatória, agora se consegue já é outra história. Dada a fraca qualidade do plantel e com algumas ausências, não é difícil adivinhar a equipa titular. Para mim, apesar de ser contra a maioria dos adeptos, prefiro Quim a Moreira na baliza, mas.... vamos lá ver no que isto vai dar.
Se o Benfica ultrapassar este obstáculo, irá ter um osso bem duro de roer na próxima eliminatória. É que já estão apurados só equipas como o Tottenham, Werder Bremen, Osasuna e Bayer Leverkunsen. E, se tudo correr bem, juntar-se-à o Benfica, o Sevilha (?), entre outros.... Portanto, se o Benfica passar, a menos que nos calhe o Osasuna, acho que não teremos mais hipóteses.
Ontem, o Braga deu muito bem conta de si. Mas reparei num pormenor, o Totenham, oitavo classificado na Premier League só tem um avançado com o nome Berbatov. Quem me dera tê-lo no Benfica. Em vez disso, temos um Nuno Gomes....
P.S: Será que o Benfica aguenta estar em duas frentes com um plantel tão curto? Amadora, Porto, ida a Aveiro, receber o Braga. É um ciclo verdadeiramente infernal.

Friday, March 09, 2007

INCOMPETÊNCIA PURA E SIMPLES IMPEDE SENTENÇA DE ELIMINATÓRIA

O jogo de ontem deixou-me com os nervos em franja. Simão até disse que “fizemos trinta e cinco miutos fantásticos”, mas faltou o resto... Aliás, já toda agente viu que basta o Benfica sofrer um golo para tremer que nem varas verdes e que o plantel é demasiado curto.
No entanto, após a saída de Luisão, não consigo perceber como é que jogadores profissionais não sabem segurar uma bola, não sabem ganhar tempo para acalmar o adversário.E claro, só ter três centrais não ajuda nada para uma época longa.
Não tenho muito a destacar, já que o Benfica deveria ter acabo com a eliminatória em Paris, tal a diferença entre as duas equipas. Tenho que bater uma vez mais no Nélson. Como é hábito, não defende, faz passes suicidas, é comido que nem um ratinho nos lances de um para um. Quanto aos centros, em cada 5000 centros há um que apanha um companheiro. Mau demais para ser verdade.
P.S: Quem tem como suplentes David Luis e Beto, não pode aspirar a muita coisa.
P.S (2): O melhor onze do Benfica (com o núcleo duro) é, de facto, uma boa equipa. No entanto, não temos substitutos à altura dos titulares. Luisão – David Luís, Katsouranis – Beto, Simão – Paulo Jorge....
P.S (3): Já aqui o disse: entramos numa fasse crucial da época. Vamos ver quem tem estofo